Dia 1: Porto Alegre/Zurique:
Apresentação no Aeroporto Salgado Filho. Voo com destino a Zurique.
Dia 2: Zurique:
Após a chegada a Zurique, pegue o trem e se dirija ao seu hotel para o check-in.
Enquanto “metrópole das experiências” vivendo sobre as águas, com uma vista panorâmica para os picos gelados dos Alpes debruçados no horizonte, Zurique oferece uma mescla única de atrações – mais de 50 museus e mais de 100 galerias de arte, grifes da moda internacional e designs de Zurique, além da vida noturna mais agitada e animada da Suíça. Dependendo do horário da sua chegada, terá a oportunidade de descobrir a mundialmente famosa rua comercial Bahnhofstrasse, ou passear ao longo das margens do Lago Zurique.
Pernoite no Swissotel de 4* ou similar em Zurique. Dia 3: Zurique – Interlaken (Linha GoldenPass Lucerna - Interlaken)
Percurso até Lucerna por trem. Quando embarcar no Expresso Lucerna–Interlaken irá experimentar uma viagem inesquecível pelo coração da Suíça. Este trajeto de duas horas vai levá-lo ao longo das margens de lagos de água cristalina, passando por quedas d’água românticas e cruzando a fabulosa montanha Brünig. Após uma curta viagem, eis-nos chegados a Interlaken. A cidade localiza-se no chamado Oberland Bernês em uma planície de aluvião situada entre o Lago de Thun e o Lago de Brienz. Sobranceiras a este destino de férias, encontram-se três imponentes montanhas: Eiger, Mönch e Jungfrau.
Pernoite no Hotel Carlton-Europe de 3* ou similar em Interlaken.
Dia 4: Interlaken – Montreux (Jungfraujoch e Linha GoldenPass entre Interlaken - Montreux)
Pegue o trem de Interlaken até Kleine Scheidegg no sopé do famoso monte Eiger. Troque de trem para embarcar na linha Jungfrau e viajar ao longo do ‘Eiger Gletscher’ até à Jungfraujoch – a estação de trem que fica a maior altitude na Europa a 3.454 m com algumas vistas de tirar o fôlego do Glaciar Aletsch que com os seus 22 km de extensão é o mais longo nos Alpes e tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. No início da noite, a sua viagem na Linha Golden Pass prossegue. Ao longo das margens do Lago de Thun se chega até o vale de Simmen com o Zweisimmen e o mundialmente famoso resort de Gstaad. Prosseguindo a viagem, atravessaremos a romântica e silvestre região do Pays d’Enhaut e as suas pitorescas aldeias de Château d’Oex e Montbovon, a viagem segue através de um túnel antes que a vista panorâmica do Lago de Genebra e de Montreux se desdobrem perante o seu olhar.
Pernoite no Hotel Helvetie de 3* ou similar em Montreux.
Dia 5: Montreux – Zermatt (excursão opcional a Gornergrat)
Aprecie o café da manhã no seu hotel, rumando em seguida de Montreux para Zermatt. O restante do dia fica à sua disposição. Zernat situa-se no sopé da montanha Matterhorn. Este destino de férias é uma aldeia com trânsito condicionado a veículos que manteve a sua traça original. Após chegar a Zermatt, tem a opção de fazer uma excursão não guiada até Gornergrat (pagamento no local). A não perder é um passeio até à apaixonante estação de trem ao ar livre de Gornergrat com as suas vistas ímpares sobre os picos de mais de 4.000 metros que circundam Zermatt. Também pode aproveitar o seu tempo livre para fazer caminhadas e as compras de lembrançinhas.
Pernoite no Hotel Perren de 3* ou similar em Zermatt.
Dia 6: Zermatt – St. Moritz (Glacier Express)
De manhã, pegue o mundialmente famoso Glacier Express para uma excitante viagem no vagão panorâmico até St. Moritz. Desfrute de alguns dos cenários mais radicais que a Suíça tem para oferecer. Margeando o profundo vale do Ródano, o Glacier Express viaja ao longo de cenários realmente incríveis e fascinantes dos Alpes. O trem atravessa o desfiladeiro de Oberalp (2.033 m / 6.670 pés) e passa pela impressionante garganta do Reno. Após uma excitante viagem, chega-se a St. Moritz.
Pernoite no Hotel Soldanella de 3* ou similar em St. Moritz.
Dia 7: St. Moritz – Lugano (Bernina Express)
Embarque no Bernina Express, um trem de bitola estreita, na estação de St. Moritz e aprecie uma das mais fantásticas viagens panorâmicas de trem que a Suíça oferece. Viaje por passagens circulares e atravesse tuneis sinuosos antes de chegar a Tirano em Itália que é o terminal da ferrovia Bernina Express. As linhas férreas transfronteiriças de Albula e Bernina entre Thusis e Ti¬rano devem o seu tombamento em 2008 na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO aos fantásticos cenários como a Garganta de Schyn, o Glaciar de Morteratsch e o viaduto em espiral de Brusio. Faça o traslado para o ônibus Bernina Express para prosseguir a viagem até Ticino. A viagem termina em Lugano – a maior cidade do sul da Suíça.
Pernoite no Hotel International au Lac de 3* ou similar em Lugano.
Dia 8: Lugano – Lucerna (Wilhelm Tell Express)
Viaje no Wilhelm Tell Express do sul do Mediterrâneo até o coração tradicional da Suíça. A viagem vai levá-lo pela espetacular rota de Gotthard – uma viagem inesquecível ao longo de uma impressionante paisagem rural. Viaje em vagões panorâmicos em 1ª classe de Bellinzona até Flüelen. Vale a pena parar em Bellinzona para uma visita, que é também um dos atrativos do Grand Tour. Com seus castelos, muralhas, torrões, ameias e portões, esta magnífica fortaleza desperta o nosso espanto e a admiração, sendo Patrimônio Mundial da UNESCO desde o ano 2000. Vamos continuar a nossa viagem de trem. O trem altera o seu percurso de uma altitude de 470 metros para 1100 metros de altura, desaparecendo no Túnel Gothard e seus 15 km de extensão. No rio Flüelen, embarque no histórico vapor a rodas Wilhelm Tell para fazer um cruzeiro pelo Lago de Lucerna. O almoço está incluído e é servido a bordo. Lucerna é a porta de entrada para a Suíça central, situada às margens do Lago de Lucerna, e é rodeada por uma majestosa cadeia montanhosa.
Pernoite no Hotel Waldstätterhof de 3* ou similar em Lucerna.
Dia 9: Partida de Lucerna
Após o café da manhã, o trem vai levá-lo de volta ao Aeroporto de Zurique ou, dependendo do horário da sua saída, há a possibilidade de visitar o Monte Pilatos ou fazer uma excursão no Voraplpen-Express.
Dica: Voralpen-Express
Viajar pelo Voralpen-Express vai levá-lo a conhecer uma Suíça de montes com curvas suaves, aldeias que parecem saídas de um cartão-postal e pomares viçosos. Viaje pela ponte ferroviária mais alta da Suíça com o Voralpen-Express. Trata-se do viaduto Sitter perto de St. Gallen com seus 99 metros de altura. O marco mais famoso da cidade é a sua catedral em estilo Barroco com a Biblioteca da Abadia, sítio que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983. Viagem de volta a Lucerna.
Dica: Monte Pilatos
Trata-se de uma fantástica excursão para desfrutar das vistas deslumbrantes sobre a região do Lago de Lucerna. Um pequeno cruzeiro pelo lago até Alpnachstad. Venha conhecer o bondinho mais inclinado do mundo. Para a viagem de regresso, pode escolher entre o bondinho ou a gôndola até Kriens. Retorno a Lucerna por ônibus. Dia 10: São Paulo/Porto Alegre:
Chegada no Brasil e conexão doméstica para retorno a Porto Alegre. |